- Página inicial
- Semana Pedagógica 2025
Semana Pedagógica 2025
Um momento para dialogar, inspirar e construir
De 17 a 28 de fevereiro
A Semana Pedagógica faz parte do programa Gestão e Formação Educacional do SESI e busca proporcionar aos Professores e Gestores um momento ideal para se reunirem, refletirem e se prepararem para os desafios e oportunidades de mais um ano letivo.
Esse é um evento pensado para promover o aperfeiçoamento profissional, estimular trocas de experiências e fortalecer o compromisso com uma educação de qualidade.


Por que Participar?
- Oficinas práticas: atividades dinâmicas e estratégias aplicáveis em sala de aula e na gestão escolar.
- Troca de Experiências: espaços de diálogo entre educadores para refletir sobre práticas pedagógicas e inovações, que conectam o conteúdo a ser desenvolvido, metodologias adequadas e tecnologias que apoiam e promovem a construção da aprendizagem.
- Planejamento Estratégico: momentos dedicados à construção de ações para fortalecer o ensino e o aprendizado ao longo do ano.
Confira as diversas opções de oficinas disponíveis e leve a Semana Pedagógica para o seu município!
Oficina 1 – Cultura Maker
Objetivo: aplicar os conceitos e as princípios da cultura MAKER na educação, inovando e transformando as suas práticas e promovendo o engajamento dos estudantes para aprendizagens significativas.
Carga-horária: 4h
Oficina 2 – Ler e Escrever: compromisso de todas as áreas
Objetivo: planejar atividades com diferentes linguagens (verbal, corporal, visual, sonora e digital) bem como conhecimentos das linguagens artísticas, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, produzindo sentidos e significados, na perspectiva do letramento.
Carga-horária: 4h
Oficina 3 – Desafios do uso da tecnologia em sala de aula
Objetivo: planejar, executar e avaliar atividades educacionais garantindo que as tecnologias sejam aplicadas de maneira significativa e alinhada aos objetivos curriculares.
Carga-horária: 4h
Oficina 4 – Aprendizagem por projetos interdisciplinares na prática
Objetivo: desenvolver e aplicar princípios e práticas de aprendizagem à luz da metodologia de projetos para criar experiências educacionais integradas que conectem diferentes áreas do conhecimento, promovendo um ambiente que estimule a exploração, a resolução de problemas e o pensamento crítico dos estudantes.
Carga-horária: 4h
Oficina 5 – Aprendizagem Criativa e a Abordagem STEAM
Objetivo: criar ambientes e situações de aprendizagem envolventes, integrando os princípios da abordagem STEAM, o ensino por investigação e a interdisciplinaridade.
Carga-horária: 4h
Oficina 6 – As Múltiplas Linguagens na Educação Infantil
Objetivo: desenvolver e aplicar estratégias pedagógicas diversificadas que integrem o brincar, a experimentação e a investigação para promover experiências enriquecedoras em múltiplas linguagens, estimulando o desenvolvimento integral das crianças na Educação Infantil.
Carga-horária: 4h
Oficina 7 – Jogos Estruturados
Blocos lógicos
Objetivo: diferenciar jogos estruturados e não estruturados, reconhecendo a estrutura matemática e suas representações, por meio de atividades lúdicas que estimulem a exploração, classificação, formação de sequências, correspondências e comparações com os Blocos Lógicos.
Carga-horária: 4h
Oficina 8 – Liderança e Gestão de Equipes
Objetivo: desenvolver competências de liderança que promovam o trabalho em equipe e um ambiente colaborativo que valorize a participação ativa e a comunicação aberta.
Carga-horária: 4h
Oficina 9 – Planejando conversas numéricas
Objetivo: estimular o cálculo mental e o raciocínio lógico-matemático em sala de aula a partir do planejamento e da proposição de conversas numéricas que estimulam as representações criativas e visuais e evidenciem os diferentes caminhos para a evolução de problemas matemáticos, investigando e tornando visível o pensamento dos alunos para cada uma das situações.
Carga-horária: 4h
Oficina 1 – Elaborando Avaliações Eficazes
Objetivo: planejar, criar e implementar avaliações eficazes alinhadas aos objetivos de aprendizagem, utilizando uma variedade de métodos e ferramentas, incluindo tecnologias educacionais, para coletar dados, fornecer feedback construtivo e organizar o ensino com base nas evidências de aprendizagem, possibilitando a criação de avaliações justas, inclusivas e voltadas para o contínuo aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Oficina 2 – Aprenda a avaliar o processo: a construção de rubricas
Objetivo: desenvolver a capacidade de planejar e criar rubricas de avaliação eficazes que sejam alinhadas aos objetivos de aprendizagem, permitindo a avaliação detalhada e precisa das habilidades e conhecimentos dos alunos, promovendo a reflexão crítica, o aprimoramento contínuo do processo de ensino e aprendizagem e a transparência e a equidade no processo avaliativo.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Oficina 3 – Educação Inclusiva
Objetivo: desenvolver experiências de aprendizagem flexíveis, acessíveis, significavas e engajadoras na perspectiva de uma educação integral e inclusiva
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Oficina 4 – Inteligência artificial: conectando arte e matemática
Objetivo: utilizar tecnologias emergentes de forma inovadora, explorando os conceitos de inteligência artificial de maneira criativa, crítica e responsável a fim de integrar conceitos da Arte e da Matemática de modo significativo e interdisciplinar
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Oficina 5 – Estratégias e recursos pedagógicos inclusivos
Objetivo: aplicar conceitos e princípios que promovem a equidade e acessibilidade dos alunos, utilizando estratégias de ensino diferenciadas, tecnologias assistivas e atividades colaborativas que favorecem a autonomia e o protagonismo os alunos, promovendo uma aprendizagem inclusiva e significativa.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Oficina 6 – Uma Escola para todos: concepções e princípios
Objetivo: promover um ambiente de acolhimento e convivência inclusiva, fundamentado no compromisso com a inclusão e nos princípios e políticas públicas, assegurando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais, a fim de que cada aluno possa se desenvolver de maneira integral e participar de forma ativa no seu processo de aprendizagem.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Oficina 7 – Metodologia para inovar em sala de aula
Oficina 8 – Gestão da Mudança para Equipe Diretiva
Oficina 9 – Educação ambiental e sustentabilidade na prática escolar
Objetivo: propor metodologias diversificadas e inovadoras que assegurem a autonomia de pensamento e a participação ativa dos alunos da construção das aprendizagens.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Objetivo: compreender os conceitos da mudança, identificando o papel da liderança no desenvolvimento e na sustentação da cultura, analisando os impactos da instituição, compreendendo as fases de um processo de mudança e a importância do engajamento das equipes em toda a construção do processo.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Objetivo: planejar e implementar atividades pedagógicas que integrem conceitos científicos e práticas de Educação Ambiental e Sustentabilidade de forma criativa e inovadora, articulando-os com o planejamento curricular, possibilitando a conscientização e o engajamento dos alunos em questões ambientais.
Carga-horária:
2h síncronas
2h assíncronas
Conte com o SESI para fortalecer a educação em sua rede de ensino!
Para levar a Semana Pedagógica para sua rede escolar ou saber mais informações, entre em contato: (51) 9898.23971