Observatório SESI da Educação

O Observatório da Educação atua com pesquisa e estudo aprofundado de questões educacionais para identificar tendências, desafios e oportunidades. Por meio da análise de dados e estatísticas do mercado de educação, são feitas avaliações contínuas capazes de identificar lacunas, desigualdades e problemas sistêmicos da área. Com esses dados e estudos, é possível concentrar previsões e estimativas sobre tendências da educação, orientando a formulação de políticas públicas.

  • Informações Atualizadas

    Esse espaço também realiza a divulgação de informações acessíveis e atualizadas sobre educação para o público em geral, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e demais profissionais da área. O acesso a todos esses subsídios também traz como uma solução do Observatório de Educação a consultoria e suporte técnico para governos, organizações educacionais e instituições acadêmicas.

    Serviços

    • Coleta e construção de banco de dados e estatísticas de temas relacionados à educação.
    • Análise e pesquisa: estudos e pesquisas aprofundadas sobre questões educacionais, identificando tendências, desafios e oportunidades para melhorar a qualidade da educação.
    • Desenvolvimento de indicadores educacionais: identificar e desenvolver indicadores educacionais relevantes para monitorar e avaliar a qualidade e o desempenho do sistema educacional.
    • Monitoramento e avaliação: monitoramento e avaliação sobre o desempenho do sistema educacional, identificando lacunas, desigualdades e problemas sistêmicos servindo de orientação para formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas para o contexto educacional.
    • Consultoria e suporte técnico: oferta de consultoria e suporte técnico para governos, organizações educacionais e instituições acadêmicas.
    • Divulgação de informações: fornecimento de informações acessíveis e atualizadas sobre educação para público em geral, pesquisadores, formuladores de políticas públicas e demais profissionais da área.
    • Parcerias e colaborações: atua na busca de parcerias e colaborações com outras instituições visando o fortalecimento da capacidade de pesquisa, compartilhamento de conhecimento e alcance das análises.
    • Promoção do debate e da participação pública: promoção de um espaço de debate e reflexão permanentes sobre questões educacionais, incentivando a participação pública e o envolvimento da sociedade civil.
    • Apoio à formação de professores: suporte e recursos para a gestão e formação de gestores e professores através dos indicadores coletados e estudos implementados.