• Página inicial
  • Altas Habilidades: concepções, identificação e atendimento no contexto educacional

Altas Habilidades: concepções, identificação e atendimento no contexto educacional

Objetivo

Habilitar profissionais da educação a identificar, compreender e satisfazer as necessidades educacionais de estudantes com altas habilidades/superdotação, fomentando a adoção de estratégias pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento integral do seu potencial acadêmico, social e emocional.

Carga horária e datas

Módulo I

  • 4 de maio – Das 08h às 12h – Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
  • 7, 9 e 14 de maio – EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
  • EAD Assíncrono – 20 horas – AVA

Módulo II

  • 8 de junho – Das 08h às 12h – Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
  • 13, 20 e 27 de junho – EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
  • EAD Assíncrono – 20 horas – AVA

Módulo III

  • 6 de julho – Das 08h às 12h – Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
  • 11, 18 e 25 de julho – EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
  • EAD Assíncrono – 20 horas – AVA
Carga Horária total: 90 horas
Investimento: em até 10x de R$ 107,00
Valor Total: R$ 1.070,00

Condição de parcelamento disponível para cartão de crédito. Válido para compras no CPF. Consulte condições para compras no CNPJ.

Público-alvo

  • Estudantes da área da educação
  • Professores
  • Coordenadores Pedagógicos
  • Psicopedagogos
  • Psicólogos Escolares
  • Gestores Escolares
  • Orientadores Educacionais
  • Pesquisadores e Acadêmicos
  • Profissionais de Apoio Multidisciplinar
  • Demais interessados na temática
instituto sesi de formação de professores - curso altas habilidades - publico alvo

Ministrantes

Denise de Souza Fleith

Denise de Souza Fleith

Psicóloga, PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, Pós-doutorado na University of Warwick, e na Universidade do Minho. Professora, pesquisadora e autora de vários livros e artigos sobre altas habilidades e criatividade.

Jane Farias Chagas-Ferreira

Jane Farias Chagas-Ferreira

Especialista em Educação com pós-doutorado na University of Connecticut. Sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para a Superdotação – CONBRASD. Autora de livros e artigos sobre educação de superdotados, desenvolvimento humano e criatividade.

Renata Muniz Prado Basto

Renata Muniz Prado Basto

Psicóloga com doutorado-sanduíche pela Florida State University. Representa o Brasil no World Council for Gifted and Talented Children. Autora de publicações sobre desenvolvimento socioemocional do estudante com altas habilidades, aconselhamento psicológico e desenvolvimento do talento feminino.

Conheça o programa

Módulo I:

Superdotação: Concepções, Terminologias e Características
  • Histórico sobre os estudos em superdotação
  • Terminologias empregadas para designar o indivíduo superdotado
  • Mitos sobre o superdotado
  • Concepções e modelos de superdotação
  • Características cognitivas, emocionais e sociais do superdotado

Módulo II:

Identificação e Avaliação do Superdotado
  • Procedimentos de identificação do estudante superdotado
  • Avaliação psicológica do estudante superdotado
  • Cuidados na identificação e avaliação do estudante superdotado
  • O fenômeno da dupla-excepcionalidade
  • Orientação a Famílias e Escolas

Módulo III:

Atendimento às Necessidades Acadêmicas, Intelectuais, Sociais e Emocionais do Estudante Superdotado
  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
  • Estratégias educacionais de atendimento ao superdotado: aceleração, enriquecimento e diferenciação curricular
  • Estratégias para o atendimento às necessidades socioemocionais do estudante superdotado
  • Orientação a Famílias e Escolas