- Página inicial
- Altas Habilidades: concepções, identificação e atendimento no contexto educacional
Altas Habilidades: concepções, identificação e atendimento no contexto educacional
Objetivo
Habilitar profissionais da educação a identificar, compreender e satisfazer as necessidades educacionais de estudantes com altas habilidades/superdotação, fomentando a adoção de estratégias pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento integral do seu potencial acadêmico, social e emocional.
Carga horária e datas
Módulo I
- 19 de outubro: Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
- 22, 24 e 29 de outubro: EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
- EAD Assíncrono – 20 horas – AVA
Módulo II
- 09 de novembro: Presencial – 4 horas – Instituto SESI de Formação de Professores
- 7, 21 e 28 de novembro: EAD Síncrono – 2 horas cada aula – AVA
- EAD Assíncrono – 20 horas – AVA
Módulo III
- A definir
Carga Horária total: 90 horas
Investimento: em até 10x de R$ 107,00
Valor Total: R$ 1.070,00
Público-alvo
- Estudantes da área da educação
- Professores
- Coordenadores Pedagógicos
- Psicopedagogos
- Psicólogos Escolares
- Gestores Escolares
- Orientadores Educacionais
- Pesquisadores e Acadêmicos
- Profissionais de Apoio Multidisciplinar
- Demais interessados na temática
Ministrantes
Denise de Souza Fleith
Psicóloga, PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut, Pós-doutorado na University of Warwick, e na Universidade do Minho. Professora, pesquisadora e autora de vários livros e artigos sobre altas habilidades e criatividade.
Jane Farias Chagas-Ferreira
Especialista em Educação com pós-doutorado na University of Connecticut. Sócia-fundadora do Conselho Brasileiro para a Superdotação – CONBRASD. Autora de livros e artigos sobre educação de superdotados, desenvolvimento humano e criatividade.
Renata Muniz Prado Basto
Psicóloga com doutorado-sanduíche pela Florida State University. Representa o Brasil no World Council for Gifted and Talented Children. Autora de publicações sobre desenvolvimento socioemocional do estudante com altas habilidades, aconselhamento psicológico e desenvolvimento do talento feminino.
Conheça o programa
Módulo I:
Superdotação: Concepções, Terminologias e Características
- Histórico sobre os estudos em superdotação
- Terminologias empregadas para designar o indivíduo superdotado
- Mitos sobre o superdotado
- Concepções e modelos de superdotação
- Características cognitivas, emocionais e sociais do superdotado
Módulo II:
Identificação e Avaliação do Superdotado
- Procedimentos de identificação do estudante superdotado
- Avaliação psicológica do estudante superdotado
- Cuidados na identificação e avaliação do estudante superdotado
- O fenômeno da dupla-excepcionalidade
- Orientação a Famílias e Escolas
Módulo III:
Atendimento às Necessidades Acadêmicas, Intelectuais, Sociais e Emocionais do Estudante Superdotado
- Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Estratégias educacionais de atendimento ao superdotado: aceleração, enriquecimento e diferenciação curricular
- Estratégias para o atendimento às necessidades socioemocionais do estudante superdotado
- Orientação a Famílias e Escolas